10 conselhos para a saúde mental dos cães durante a COVID-19

É certo que ficar em casa é o melhor plano para ultrapassarmos os difíceis tempos de pandemia pela COVID-19. Cães e humanos estão em casa para que nos possamos proteger a todos. Felizmente não há evidência científica de que os animais de companhia possam transmitir o novo coronavírus SARS-COV-2 para os humanos. Ainda assim, o cuidado de higienização após os passeios deverá ser cumprido com a água e sabão nas 4 patinhas. O confinamento por tempo excessivo em casa afecta pessoas e, claro, os cães. Por isso, reuni para si 10 MEDIDAS INDOOR para colocar em prática durante esta quarentena e que irão melhorar a saúde mental e física do seu animal.

1. Faça passeios curtos, mas intensos, onde permita farejar muito e recorra a uma trela comprida que lhe dê maior liberdade durante o passeio. Se, porventura, o seu animal já é idoso tente manter a sua rotina ainda mais normal dentro de casa para que ele continue a reconhecer a sua casa, os locais e os cheiros de antes. O odor é um óptimo estimulante mental.

2. Se ele é jovem ou mesmo de meia idade deixe-o ter o seu próprio tempo e espaço sozinho, confinando-o ou deixando-lhe um espaço da casa que ele goste para estar sozinho. Ele irá procurar o seu espaço, basta que lhe crie um bem apetecível. Crie esse spot confortável para ele. Use as suas qualidades de bricolage e seja imaginativo ao arranjar-lhe um espaço moderno, atractivo e sobretudo confortável.

3. Use novas brincadeiras que estimulem a capacidade do olfacto, tacto e paladar do seu cão, por exemplo, coloque um biscoito dentro de uma bola de ténis velha ou mesmo de uma embalagem de garrafa de plástico vazia sem tampa e deixe-o entreter-se. Experimente. Cães com muita energia precisam de diversão. A internet está inundada de jogos e quebra-cabeças que usam objectos banais para criar interacção com os cães. Realizar actividade com o seu cão fortalece o vínculo e fornece um estímulo físico e mental muito positivo para a saúde geral.

4. Nade com o seu cão ou simplesmente dê-lhe banho. Se tiver o privilégio de ter uma piscina em casa sobretudo de água quente a sua quarentena com o seu cão poderá ser bem divertida. Nadarem juntos é um programa muito saudável para o corpo, mas também para a mente. Mas se apenas tem uma banheira porque não usá-la como mini SPA. Comece por criar ambiente relaxado, aromas, luzes e música calma para um bom início. Depois faça-lhe uma massagem ao longo dos membros, barriga, tórax e acabe ao longo de todo o dorso. No final do dia vai ver a diferença no temperamento do seu animal. Não se esqueça de secar bem o pelo e os ouvidos no final desta magnífica experiência.

5. Se quiser, antes da ida ao SPA, torne a sua sala num verdadeiro ginásio. Faça ginástica com ele. O exercício é a cura de muitos males. Existem centenas de ideias de como se exercitar usando o peso do seu cão para o fazer. Seja imaginativo e vai ver como juntos se irão divertir. Uma vez mais a internet partilha numerosas ideias. Não se esqueça de o recompensar positivamente sempre que ele cumpre com o que lhe é pedido.

6. Velhos, jovens, não importa a idade, os cães gostam de aprender coisas novas, então desafie o seu cão e ensine-lhe novas e impressionantes maneiras de impressionar os seus amigos com as novas habilidades do seu cão. Pesquise no YouTube, arranje algumas guloseimas e comece a praticar algumas habilidades. Crie um verdadeiro Tik Tok canino.

7. Finja que é um experiente treinador de agility e obediência e use o vosso tempo para treinar coisas básicas, como sentar, deitar ou dar a pata. Se lhe ganhar o gosto poderá também criar uns obstáculos para ele percorrer e saltar. Uma ordem de tarefas ajudará que ele se mantenha em forma, estimulando o cérebro para actividades. Ao contrário do que possa pensar os cães adoram receber ordens e ser obediente faz deles cães mais felizes. Seja prudente e paciente com ele.

8. Os cães não lêem etiquetas e por isso criar adereços para o seu animal com a sua marca pessoal é um desafio perfeito. Fabrique com as suas próprias mãos objectos como uma cama, uma manta, uma gamela, um body para a chuva ou até um brinquedo. Seja criativo. Um brinquedo novo, atractivo e seguro em casa vai criar muita curiosidade ao seu animal. Inspire-se e divirta-se ao fazê-lo. Ele agradecerá a presença de um ambiente enriquecido com objectos novos para brincar.

9. Crie-lhe hábitos de rotina diária, tentando manter a que já vinha a fazer antes desta quarentena. Por exemplo, mantenha-lhe as horas de refeições e acrescente a lavagem e escovagem dos dentes, com os utensílios apropriados. Aproveite para o escovar e pentear, os cães irão agradecer pelo conforto e beleza que adquirem com estes pequenos gestos.

10. Fotografe-o. Fotografe tudo o que tenha a ver com o seu Amigo de 4 patas. Fotografe-o de vários ângulos e em diferentes poses. Fotografe as vossas brincadeiras, conquistas e experiências. É um trabalho árduo, mas enquanto o faz o seu cão vai divertir-se e quem sabe não pode partilhar connosco essas fotografias.

Lembre-se, isto são apenas 10 medidas que ajudam a manter o seu tempo útil para o bem do seu animal. Em caso de dúvidas ou sinais clínicos que considere persistentes ou graves relativos à saúde mental deverá contactar um Médico Veterinário especialista em comportamento animal. Fiquem em segurança. Fiquem em casa.

Prof. Dr. José Miguel Campos, Médico Veterinário

Centro Cirúrgico Veterinário Assafarge – Coimbra

Tem questões ou temas que gostaria de ver abordados? Use o formulário abaixo:

Partilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.