5 razões para adoptar um cão sénior

Quando se pensa em adoptar um cão, naturalmente, a idade é um factor a ter em conta. A maioria das pessoas pensa que será melhor adoptar um cachorrinho, pondo de parte adoptar um patudo mais velho. No entanto, há várias vantagens em adoptar um cão sénior. Continue a ler para saber quais são!

Nas redes sociais, basta dar uma olhadela rápida pelas páginas das associações e abrigos de animais para perceber que muitos dos seus residentes já são cães adultos. A verdade é que muitos destes cães não assim tão mais velhos que os cachorros. Os cães seniores podem ter entre 5 a mais anos de idade, enquanto que os cães bebés têm, geralmente, menos de um ano.

São muitos os adoptantes que “correm” para os cães mais jovens, seja porque são mais pequeninos e fofinhos ou porque têm um comportamento mais cómico. Ou seja, é preciso ser-se uma pessoa muito especial para adoptar um patudo mais velho. Mas saiba que há vários benefícios na adopção de um cão sénior. Conheça alguns dos motivos.

Adotar um cão sénior: 5 motivos que deve ter em conta

1. Adoptar um cão sénior é dar-lhes uma oportunidade única

Ao adoptar um cão mais velho, está a proporcionar-lhe uma casa, uma família, amor e carinho nos últimos anos que lhe restam. Isto fará uma grande diferença para ele e para si. Ficará a saber o que significa gratidão e dedicação eterna.

2. Com um cão mais velho não há surpresas no tamanho

Ao visitar uma associação para adoptar um cão, o puro rafeiro ou a chamada raça indefinida, por mais que se tente adivinhar tamanhos, há sempre lugar para a surpresa. Portanto, ao adoptar um cão sénior, não terá dificuldade em determinar o seu tamanho, pois o patudo já cresceu o que tinha a crescer.

Esta questão de tamanhos, se para uns não é significativa, para quem mora num apartamento assume uma grande importância.

Além do tamanho, também vai dar já para perceber a personalidade do patudo.

3. Treinar um cachorro dá bastante trabalho e é um grande compromisso

Se não está preparado para a dedicação, trabalho e tempo que o treino de um patudo bebé exige, é preferível adoptar um cão mais velho. O mais provável é que este cão mais velho até já tenha alguns ensinamentos básicos, o que vai facilitar a tarefa.

Além disso, o treino de cães idosos é um processo mais fácil e ligeiro. E, apesar do ditado, cães “velhos” aprendem novos truques.

Com um cão mais velho também é menos provável que aconteçam “acidentes” com objectos e móveis roídos e, às vezes, sapatos desaparecidos.

4. Os cães seniores são mais calmos

Nem todos conseguem lidar com a energia hiperativa de um cachorro. Um cão adulto será mais calmo e, para quem procura uma companhia de sofá, esta será a escolha ideal.

Os cães seniores também gostam de brincadeira, no entanto precisam também de mais horas de sono.

Tendo em conta estas características, famílias com crianças podem preferir um cão adulto e mais descontraído do que um cachorro cheio de energia.

5. Cães mais velhos são óptimos companheiros

Os cães seniores podem ser verdadeiros cães de terapia e companheiros dedicados. O seu temperamento terá tendência a ser mais calmo e atencioso, até porque alguns destes cães já tiveram donos, que por qualquer motivo deixaram de ter, e já sabem como interagir com pessoas.


Texto de Verónica Sousa

Partilhe!

Um comentário em “5 razões para adoptar um cão sénior

  1. Há 3 anos adotei um cão ( o Juca) com 3 anos de idade e há um ano adotei uma cadela (a Kiwi) com 2 meses. Sem dúvida que o processo foi muito mais fácil com o Juca, já vinha praticamente ensinado! Identifico-me bastante com o texto. Para quem vai adotar pela primeira vez aconselho sem dúvida um cão sénior 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.