Dicas Para Quando Mudar de Casa com um Cão

Os amigos de quatro patas partilham connosco momentos inesquecíveis, dão-nos alegrias infindáveis e a ocasional preocupação. Verdadeiros membros da família, relembram-nos a importância da fidelidade e amor incondicionais. São, aliás, estas as principais referências que retiramos destes animais na nossa vida e as quais guardamos muito após nos deixarem.

No campo das preocupações inclui-se a mudança de casa. Se para nós esse evento traz a capacidade de multiplicar cabelos brancos, para os nossos fiéis amigos pode levar mesmo a uma pilha de nervos.

Partilhamos aqui algumas das dicas mais eficazes para mudar de casa com um cão da forma mais tranquila possível.

 

Regras do arrendamento e condomínio

Caso opte pelo arrendamento, deve estar clara a situação dos animais nesse local. Esses princípios são muito mais relaxados no caso de ser uma habitação própria, motivo pelo qual é essencial garantir que tudo está nos conformes antes de assinar contratos.

Sugerimos que utilize as principais plataformas online para arrendar casa, pois permitem que coloque estas e outras questões antes sequer de agendar uma visita.

 

Longe da vista e longe do coração

Não se preocupe, pois não vai ter que esquecer o seu amigo. Aqui, o conceito passa por poupar o animal à azáfama e stress da mudança até ao limite do possível.

Peça a um amigo ou familiar, idealmente que o seu cão conheça, para olhar por ele durante umas horas ou até alguns dias. Desta forma, pode empacotar os seus pertences e movê-los sem estar a fazer o animal assumir que o vai deixar para trás.

 

Manter a rotina intacta

Dentro do possível, sugerimos que processe a mudança em horários que não entrem em conflito com a rotina do seu cão. Se tem um horário de passeio, esforce-se por mantê-lo. Se à noite há sofá e manta, não existe motivo para mudar.

Os cães sofrem com alterações súbitas à sua rotina, pelo que tratar da mudança atempadamente e sem afetar o quotidiano do seu cão é a forma perfeita de o proteger.

 

Registar o cão no veterinário local

Se a mudança está praticamente completa, chegou o momento de registar o seu cão no veterinário local. Peça a alteração da morada no chip e não se esqueça do registo na Junta de Freguesia, ao mesmo tempo que dá baixa na sua residência anterior.

Este procedimento é essencial para o caso do seu cão se perder, bem como para ajudar nas visitas de rotina ao veterinário.

 

Ofereça-lhe sempre tranquilidade

O seu cão responde à sua forma de ser e estar. Caso se stresse, o animal vai acusar esse estado de espírito e sofrer em consequência. Sugerimos que redobre a sua atenção para com o seu cão e o faça sentir-se ainda mais amado que o habitual.

Brinque com ele, dê-lhe a devida atenção e assegure-se que a nova casa tem um espaço perfeito adequado às suas necessidades.

Uma mudança tranquila é uma mudança feliz para si e para o seu fiel amigo de quatro patas.

 

Mudar de casa é, efetivamente, um evento desafiante na vida de qualquer pessoa. Esse desafio ultrapassa as barreiras do nosso quotidiano e afeta as demais pessoas e os nossos cães de igual forma.

As nossas sugestões visam assegurar que o seu cão passa por este processo de forma suave, resultando no mínimo de ansiedade possível. Em conjunto poderão então escrever um novo capítulo repleto de alegrias e memórias num novo lar.

Partilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.