Sempre que saímos com o nosso cão à rua, estamos a fazer um passeio?

Acho que é importante distinguir entre: ir à rua e passeio.
Por “ir à rua” entenda-se, uma saída super rápida para necessidades fisiológicas. Comparável a uma pausa na nossa jornada de trabalho para tomar café ou apenas apanhar ar.
Por “passeio” entenda-se, um momento em que quer o tutor, quer o cão têm uma saída à rua de qualidade, em que ambos estão presentes, não só física como mentalmente.
Comparemos o passeio que fazemos com o cão, como aqueles passeios que fazemos nas férias, ou num dia de descanso. São momentos de relaxamento, de conexão com o local, com tempo para apreciar e para usufruir.

Partindo desta distinção, é importante ter em consideração que o nosso cão para ter uma saúde física e mental durante muitos anos, precisa de passeios. Precisa de pelo menos 2 passeios por dia de aproximadamente 20/30 minutos. Passeios onde possa caminhar, correr, cheirar, lamber, relaxar, ter novos estímulos e acima de tudo usufruir de tempo de qualidade com o seu tutor.

São muitos os tutores que observo a puxarem o seu cão durante passeios, não só pelas características menos boas dos acessórios de passeio, mas porque estão com pressa ou atrasados para outra atividade.
Vejo muitos tutores a considerarem “passeio” a uma deslocação rápida até ao supermercado onde o cão fica à porta a aguardar o tutor. Isto não é um passeio, isto é uma ida à rua.
O passeio é do cão e também deve ser do tutor. O passeio é um momento que deve ser agradável para o cão, que o deve permitir ser cão. Não deve ser um momento de correria, não deve ser um momento de stress, não deve estar constantemente a ser reprimido ou puxado para o local que o tutor decide ser o melhor, não deve ser num local movimentado de carros, nem com imensas pessoas, ou muito menos com estímulos stressantes para o cão. Deve ser num local agradável, se possível em contacto com a natureza, que lhe permita cheirar, escavar, brincar e relaxar. Dê ao seu cão tempo para cheirar

Não escrevo isto para culpabilizar os tutores que só saem à rua, nem para que quem não consegue fazer 30 minutos de passeio se sinta em falta nas suas atividades de tutores.
Escrevo para que tendo em mente a importância de um passeio na saúde e bem estar do vosso cão, dêem prioridade ao mesmo. Façam um esforço para que seja um momento prazeroso para o vosso cão. Se forem apenas 10 minutos, que sejam, mas que estes sejam de qualidade, dando a oportunidade ao vosso cão de ser cão.
O passeio pode ainda ser importante também para o tutor, se estiver realmente presente, 30 minutos de atividade também ajudaram a reduzir o stress, melhorar a nossa memória, e acaba por ser um boost na nossa saúde física e mental.

Vamos fazer mais passeios!! Partilhem connosco quais são os passeios favoritos dos vossos cães? Praia, campo?

 

Mónica Augusto

Partilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.